-
Arquitetos: Toledano+Architects
- Área: 130 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Salem Mostefaoui
-
Fabricantes: Ariostea, AutoDesk, Hager, Hawa, Inbani, OLIVARI, Sfel, TERMA, Varela design
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um típico apartamento parisiense haussmaniano, com molduras, piso em espinha de peixe e uma varanda longa e linear. O projeto visava criar uma arquitetura contemporânea, um elemento leve, que permitisse preservar todos os elementos históricos existentes, os quais conferem um caráter forte ao local, revelando novos usos e uma nova valorização do espaço, adequada aos habitantes do século XXI. Em suma, pretendia-se preservar as camadas da história, dando uma forte identidade contemporânea.
A resposta a este desafio é uma fita de madeira que circula pelas paredes. Essa fita de madeira é uma parede / escultura habitável, como uma instalação, que dissimula a entrada dos quartos e banheiros, cria nichos para armazenamento ou para a cozinha e assim por diante.
A fita é mais baixa do que o pé-direito, o que mantém os sinais da antiga planta histórica. Juntamente com o carpinteiro, foram criadas paredes inteiramente de madeira cortadas com lasercut, enquanto as superfícies curvas foram fabricadas com moldes. Todas as paredes foram pré-fabricadas e montadas na oficina do carpinteiro e depois remontadas no local em um dia. Foi um verdadeiro desafio. Também porque o orçamento era apertado. Os clientes são uma família jovem com três filhos.
A planta se tornou bastante óbvia quando se desmancham as restrições impostas pelas paredes divisórias originais, as quais foram completamente demolidas, enquanto as molduras nos tetos foram preservadas, independentemente da forma das novas paredes divisórias de madeira. De um lado, a suíte master, com o quarto, banheiro e closet, do outro lado, a área infantil, com um quarto e um banheiro. A estrutura de madeira define essas duas áreas do apartamento. No meio, um vazio cria tensões, mas também aberturas.
Um corredor estreito separa a entrada dos amplos e espaçosos espaços comuns: a sala de estar e a cozinha e a sala de jantar. Ao longo da estrutura de madeira há elementos de madeira dobrável, deixada muito natural, latão e travertino. No banheiro principal, o luxuoso ônix cinza se mistura com a sensação jovem e descontraída da madeira compensada, enquanto na área infantil os materiais são brilhantes e divertidos com resina branca e laranja. O teto é feito de policarbonato alveolar para fornecer luz natural e dar um toque divertido a todas as áreas atrás das paredes de madeira, exceto nos quartos.